Entrevista com engenheiro Raphael Batista

Engenheiro Ambiental, formado em 2009 pela Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP e atualmente cursa Pós-Graduação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Desde seu primeiro estágio em 2006, atua na área de licenciamento e projetos ambientais, passando por órgãos públicos e empresas de consultoria ambiental, e atualmente, mesmo sendo um engenheiro formado a menos de 5 anos e com 27 anos de idade, é o Diretor da Empresa ALFA Engenharia Ambiental

Contato através de email: raphael@alfaengenhariaambiental.com.br

Link para o LinkedIn:  http://www.linkedin.com/profile/view?id=151647959&trk=nav_responsive_tab_profile

Website: alfaengenhariaambiental.com.br/site

ANEAM – É um prazer tê-lo conosco, Engenheiro Raphael. Poderia nos dizer mais sobre a ALFA, seu ramo de atuação e abrangência no mercado?

Raphael – A ALFA Engenharia Ambiental foi fundada em 2012. Ela foi idealizada após muito tempo de observação das empresas de sucesso no ramo de consultoria ambiental, de uma forma que todos os colaboradores sejam técnicos e captadores de serviços. Hoje a ALFA conta com engenheiros diretamente contratados e outros profissionais atuantes em forma de parceria. A ALFA atua em todo o estado de São Paulo e possui potencial para atuação em todo o Brasil.

ANEAM – Quais são as atividades de um Engenheiro Ambiental em uma empresa como a ALFA?

Raphael – O Engenheiro Ambiental dentro da ALFA tem a função de interpretar situações em campo, dentro de uma industria ou outros, transformando as informações coletadas em laudos, plantas e outras peças técnicas; é a função destes engenheiros ainda interpretar e aplicar as leis e normas ambientais. Como diretor da Empresa, tenho ainda a função de ministrar cursos, palestras e treinamentos.

ANEAM – Como é o quadro de funcionários da empresa? E que formações possuem?

Raphael – A ALFA com seu modelo e proposta de trabalho, conta com 4 Engenheiros Ambientais, 6 Eng. Ambientais e Sanitaristas, sendo que um deles é Eng. de Segurança do Trabalho. Contamos ainda com outros profissionais que atuam como consultores no regime de parceria.

ANEAM – Nesse contexto, qual é o diferencial que uma empresa deste ramo obtém ao contratar um Engenheiro Ambiental, em sua opinião?

Raphael – Um Engenheiro Ambiental é um profissional-chave que entende e tem facilidade nos assuntos de uma empresa de consultoria ambiental. É um profissional com um conhecimento mais amplo, facilitando sua adaptação aos temas ambientais em constante mudança.

 

ANEAM – A área de assessoria e consultoria ambiental tem crescido significativamente nos últimos tempos. Como é a atuação da ALFA e as recomendações para os Engenheiros Ambientais que pretendam ingressar nesse ramo?

Raphael – A ALFA é uma empresa, que pelo seu formato de trabalho, consegue realizar os trabalhos a um preço justo e em tempo melhor que a maioria dos concorrentes, e onde o crescimento da empresa não implica no aumento dos preços. Aos engenheiros que pretendem se “aventurar” nesta área, recomendo que estejam com os assuntos e leis ambientais na ponta da língua. Isso porque o cliente de hoje, mesmo o pequeno produtor, não é apenas um matuto, este acompanha os assuntos e alterações de Leis e Normas ambientais.

ANEAM – Quais são as perspectivas da Alfa para o mercado nos próximos anos?

Raphael – Somos novos no mercado, então a perspectiva é a estabilidade no mercado (atingir a meta “virtual” dos 5 anos), e foco no envolvimento com empresas de grande porte.

ANEAM – O que você acha que é necessário para que a Engenharia Ambiental se consolide no mercado, levando em conta que se trata de um curso novo? 

Raphael – Acredito que seja necessário que os engenheiros ambientais busquem atuar em sua formação, que busquem os direitos que possuem após os 5 anos de estudo árduo, e que se especializem continuamente.  Entretanto, que não esqueçam são Engenheiros, Engenheiros Ambientais.

ANEAM – Para finalizar, qual recado você gostaria de deixar aos graduandos de Engenharia Ambiental e vestibulandos que pretendem cursar Engenharia Ambiental?

Raphael – Para que não desistam da Engenharia Ambiental, e que não se intimidem com a pressão das demais engenharias, pois tratando-se de meio ambiente somos a Engenharia das Engenharias!!

Nós gostaríamos de agradecer ao Engenheiro Ambiental Raphael Felipe Batista por essa entrevista e pela contribuição que proporciona aos profissionais e principalmente aos graduandos do nosso curso! Aguardem a próxima entrevista que será publicada em breve!

Creditos – website: ANEAM – www.aneam.org.br