Prefeitura de Sorocaba recebe relatório para construção do novo Hospital

A Prefeitura de Sorocaba recebeu para análise o Relatório de Impacto de Vizinhança (Rivi), para o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), quanto à construção do novo Hospital Regional de Sorocaba, numa área de 37.257,35 m² no bairro Ipanema do Meio, às margens do quilômetro 106 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), na pista em sentido ao Interior do Estado. Uma cópia do relatório estará disponível, por trinta dias, para consulta pública na Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob).

O edital Nº 004/2015, publicado na edição da última sexta-feira (26) do Jornal “Município de Sorocaba”, torna pública a entrada na Prefeitura, por meio do Processo Administrativo nº 2.414/2015, do pedido de construção do Hospital Regional, a ser composto de quatro edifícios e área construída de 26.712,55 m². O documento foi protocolado pela Secretaria de Estado da Saúde.

O engenheiro Amaury Farias, da Semob, explicou que o Rivi será enviado ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Secretaria do Meio Ambiente e Urbes – Trânsito e Transportes para análise do conteúdo. Para que a obra possa ser iniciada, ela depende da aprovação do Rivi e ainda do alvará de construção, este último emitido pela Semob. A Construcap CCPG Engenharia e Comércio S.A. é a empreendedora e prevê a conclusão da obra após 29 meses do início dos trabalhos.

O documento

O Rivi é o documento que apresenta o conjunto de estudos e informações técnicas referentes à identificação, avaliação, mitigação, compensação e potencialização dos impactos na vizinhança de um empreendimento ou atividade, permitindo a análise das diferenças entre as condições que existirão com a implantação do empreendimento e as que existiriam sem essa ação.

Nele constam detalhes como uso de energia elétrica, geração de resíduos, consumo de água, impermeabilização de solo, alteração de paisagem urbana, geração de ruídos e vibrações, tráfego de veículos e pessoas, geração de gases e fumaça, valorização imobiliária, além de especificações quanto a topografia, formação de canteiros de obras e planta de construção.

“Como o nome diz, o Relatório de Impacto de Vizinhança mostra tanto os impactos positivos quanto os negativos de um empreendimento numa determinada localidade e propõe ações para evitar ou mitigar possíveis danos”, completa o engenheiro. O documento segue recomendações previstas na Lei Municipal nº 8.270/2007, que apresenta garantias para assegurar o direito de cidade sustentável para as atuais e futuras gerações, além do Decreto Municipal 18.655/2010 estabelece as diretrizes locais para EIV e Rivi.

O documento pode ser consultado no balcão de atendimento da Semob, no segundo andar do prédio da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. A Legislação permite ainda a solicitação de Audiência Pública para explicar e discutir o assunto, pelo prazo de até 45 dias após a publicação do edital informativo.

O Empreendimento

Conforme consta no Revi, o novo Hospital Regional de Sorocaba terá cinco pavimentos no seu prédio principal. Os outros três edifícios planejados são para abrigar um centro de ensino e pesquisa, um posto de atendimento a emergências e a uma central de facilidades. Estão previstos 248 leitos, sendo 96 de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e 10 salas de cirurgias.

Deve haver, ainda, sala de diagnóstico de imagem e heliponto, entre outros setores. A intenção é que o estacionamento tenha capacidade para 275 vagas para visitantes, 125 para funcionários e 04 para ambulâncias. O hospital funcionaria com 742 funcionários administrativos e corpo técnico de mais 198 profissionais, consta no Rivi.